domingo, 10 de maio de 2009

Onde está a Ètica?


Um assunto que deveria ser discutido em todos os ambientes, sejam escolares, familiares, empresariais, é sobre ÉTICA. Mas afinal o que é ética?
Ética é uma característica inerente a toda ação humana. Todo homem possui, ou pelo menos, deveria possuir um senso ético, uma espécie de "consciência moral", estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas. Isto não é algo superposto à conduta humana, pois todas as nossas atividades envolvem uma carga moral.
Em nossas relações cotidianas estamos sempre diante de problemas do tipo: "Devo sempre dizer a verdade ou existem ocasiões em que posso mentir?", "Devo ajudar um amigo em perigo, mesmo correndo risco de vida?", "Os soldados que matam numa guerra, podem ser moralmente condenados por seus crimes ou estão apenas cumprindo ordens?", estas e tantas outras questões nos levam a reflexões diárias. Fácil julgar quando não estamos envolvidos diretamente em questões assim.
Diante de dilemas da vida, várias questões são relevantes, uma delas tem uma conotação especial para mim, a relação com meu próximo. O que faço diante de acontecimentos diários, em que posso intervir; Fecho meus olhos e faço "vistas grossas"? Ou me envolvo e tento ajudar? Pois é, estes fatos acontecem várias vezes em nossas vidas, e o que fará diferença ou não é a dimensão do nosso envolvimento.

Prefiro arriscar, quebrar a cara, sofrer as consequências, mas sentir o coração bater forte, faltar o ar, e poder me lembrar que pude fazer algo e fiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário