quinta-feira, 23 de abril de 2009

A vida é uma partida de xadrez

Para muitos, a vida é um grande jogo, onde ganhar é o único objetivo.
Na verdade, o grande barato, não é apenas ganhar, pois ganhamos algumas vezes, e perdemos tantas outras. O fundamental é abstrair o máximo deste jogo, que nos apresenta repleto de possibilidades, como um jogo de xadrez, onde analisa-se, pensa, reflete, para que a jogada seja perfeita. A sorte não é tudo, mas conta.
Mas só os inteligentes aprendem com os erros. Os fracos se deixam vencer por eles. O lance errado dói demais, mas nunca o repetimos. Na vida isso também acontece. Assim como no jogo, em nossas vidas, muitas vezes nos distraímos, e fatos passam despercebidos. A jogada se torna suja, mas válida.
A lógica parece lógica, porém também tem sua regra. Assim como os jogadores, podemos atacar, mas caso não o façamos seremos atacados.
A mente humana é limitada, porém a estupidez humana é ilimitada. Assim somos nós...olhe em sua volta. No jogo de xadrez há muito cálculo, mas assim como a vida é necessário um pouco de arte e poesia. A análise, o planejamento são importantes, e nunca se espera um ataque sem planejamento, sem tática. Quando isso ocorre, o tempo para recuperação depende da jogada. Há o momento de atuar, enfeitar, para se obter um resultado satisfatório, na vida isso não é diferente. No jogo, assim como na vida, qualquer pequena coisa que falhe compromete todo o universo onde se está envolvido. E quando se perde? O que fazer?
Na vida há os bons e os fortes. Podemos ser os dois, ou teremos que optar por apenas uma alternativa?
Sem o risco a vida não vale a pena, como num jogo.
Passamos por vários adversários, alguns jogo o jogo limpo, outros utilizam de artimanhas para alcançar a vitória, outros ainda nos ensinam, outros porém querem levar muito além do "ganhar".
Mas será que quem realmente movimenta as peças, somos nós? Para que direção devo ir? Que jogada me aguarda?
A vida é feita apenas de ganhos? Sempre venceremos?
Já perdi muitas vezes e acabo sempre ganhando.
Optei por jogar um jogo onde o sabor está em estar com o outro, sem a preocupação de sempre ganhar, mas com a finalidadede de aprender, observar, olhar o olhar do outro e sorrir com as diversas faces que me são apresentadas.
O vencer é ótimo, mas essa sensação depende da parceria que se faz com o outro,
sem trapaças, sem jogadas sujas, sem enganações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário