terça-feira, 21 de abril de 2009

SEMPRE EM BUSCA...


É interessante pensar como está acontecendo uma inversão de valores hoje.
O caminho fundamental para a realização da felicidade, finalidade da vida, é a verdade. A verdade é a exata coincidência entre o que se diz de um objeto e o que o objeto é em si mesmo. É o acordo entre o pensamento e a realidade, é a adequação entre a inteligência e o ser.E por que há mentira? Talvez porque a verdade é a aceitação da realidade como ela é, e nem sempre a realidade nos agrada, nos satisfaz. Mas ao contrário da verdade, que vê um mundo sem ilusões, duro, real, a mentira fantasia, dá emoções, mas também sufoca, oprime, cada um faz suas escolhas.
A representação verdadeira de um objeto depende, portanto, do máximo de informações sobre a vida e do máximo de informações sobre o sujeito que busca o conhecimento, isto é, autoconhecimento.
"O Mito da Caverna" para os que conhecem esta alegórica história fictícia, criada por Platão, ilustra bem a questão sobre o conhecimento e sua relação com a verdade e a ética. Ele procura demonstrar que a verdade é possível de ser conhecida, portanto deve haver a libertação das aparências, do mundo das ilusões e das sombras e ter forças para vencer as dificuldades. O que é mais interessante, uma vez conhecida a verdade, é impossível à pessoa voltar à ignorância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário